quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PREMA no IBIO


Depois da celebração do início do semestre, com a Aula Magna da Senadora Marina Silva, ocorrida no dia 10 de agosto, na antiga Faculdade de Medicina da UFBA, foi apresentado à comunidade acadêmica o Programa de Recuperação e Manejo Ambiental (PREMA). Trata-se de um desdobramento normativo e administrativo essencial ao Plano Diretor de Patrimônio Físico e Ambiental da UFBA, envolvendo um conjunto de construções e reformas, financiadas pelo programa REUNI. O PREMA foi elaborado com base no estudo realizado por alunos de Biologia sob a coordenação do Prof. Ronan Caires, durante o curso da sua disciplina.
Sexta-feira, dia 11 de setembro, o Salão Nobre do Instituto de Biologia recebeu o Seminário de Manejo do Campus.
Na ocasião, estavam presentes personalidades envolvidas no assunto. Dentre elas, o Reitor Naomar Almeida Filho e o Diretor da Coordenação de Segurança e Meio Ambiente da UFBA (COSEMA), Pedro Rui Barbosa. O evento foi iniciado com a apresentação do estudo preliminar de avaliação que subsidiou a formulação do PREMA, pelo Prof. Ronan. O estudo contém um levantamento da fauna e flora de locais naturais e antropizados, análise geomorfológica e hidrológica, além da categorização dos elementos vegetais. Ronan destacou a importância da integração das áreas fragmentadas através da recuperação de potenciais corredores ecológicos. O estudo foi desenvolvido a partir da concessão de documentos, pela reitoria, elaborados anteriormente e entregue a mesma como ato de agradecimento, para ser usado num momento oportuno. E foi...
Ainda pela manhã, Pedro Rui, apresentou o PREMA. Na ocasião, convidou o Reitor Naomar a fazer um breve discurso acerca do assunto. O Reitor destacou a diferença entre o espaço antigo e o atual, enfatizando o Memorial da Mata Atlântica; e ainda esclareceu que o processo de recuperação e planejamento ambiental seria realizado em conjunto com a comunidade acadêmica através de programas que integrem alunos e Universidade, em seu processo formativo. A importância da criação de um órgão que trate especificamente do assunto, a COSEMA, foi elucidada por Pedro Rui. Assim como o Reitor, ele também ressaltou que o processo de recomposição vegetal e gerenciamento de resíduos do campus devem ser construídos, de forma técnico-científica, em parceria com alunos e professores da UFBA.
Uiré Penna

Nenhum comentário:

Postar um comentário