quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Em Olhando pra o IBIO.

Esse é o Olhando Para o IBIO, um espaço livre para divulgação do que vem sendo produzido cientificamente no Instituto de Biologia da UFBA. Essa edição traz como entrevistado o Profº Dr. Marcelo Napoli atual Coordenador do Museu de Zoologia da Universidade Federal da Bahia (MZUFBA) e Curador Senior da Coleção de Vertebrados do MZUFBA. O Museu de Zoologia, tem sua origem na antiga “Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras”, criada em 1943, com a incorporação da Coleção de borboletas do Dr. Pedro de Araújo ao ponto que hoje conta com 7 coleções de vertebrados e outras 15 de invertebrados (aquáticos e terrestres). A estrutura administrativa do MZUFBA é composta por: um Coordenador (Prfº. Dr. Marcelo Napoli), três Curadores Seniores (Curador Sênior da Coleção de Invertebrados Terrestres – Profº. Dr. Luiz Augusto Mazzarolo; Curador Sênior da Coleção de Invertebrados Aquáticos – Prfª. Dr.Carla Maria Menegola; Curador Sênior da Coleção de Vertebrados – Profº. Dr. Marcelo Napoli ), e outros diversos Curadores Associados. Segundo o entrevistado, a presença de uma grande quantidade de Curadores é eficaz na preservação das coleções, evitando que os processos burocráticos de troca de curadoria por exemplo, deixem as coleções momentaneamente sem um responsável legal. Responsabilidade essa legada aos Curadores que no mínimo devem manter as coleções no estado em que encontraram. Para assumir o cargo de Curador o pesquisador deve por vontade própria se candidatar ao cargo ou a ser indicado. Está demanda constará em ATA das Reuniões de Congregação onde se decidirá sobre a nomeação do novo Curador.
Todos os laboratórios que são coordenados pelos diversos Curadores estão associados ao Museu. As coleções ainda contam, cada uma, com a ajuda de dois Auxiliares de Curadoria, ao modo que se o Museu possuir 20 coleções, 40 alunos estarão trabalhando como Auxiliares de Curadoria.
Está sendo criado o Sistema de Museus da Universidade Federal da Bahia, que tem como objetivo principal a regularização da existência de museus na UFBA junto ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e de Arte Nacional). Com a instituição desse sistema a UFBA pretende realizar a fusão entre o Herbário João Alexandre e o Museu de Zoologia da UFBA criando o Museu de História Natural da Universidade Federal da Bahia, que seria localizado no andar térreo do Instituto de Biologia facilitando o acesso e manejo dos acervos. Através dessa iniciativa o MZUFBA poderá colocar em prática diversos projetos de educação ambiental como a implementação de uma exposição permanente no Instituto de Biologia e a criação de exposições itinerantes expandindo para fora da universidade a área de atuação do museu. Além desses projetos a equipe do museu está trabalhando na criação do Museu de Zoologia Virtual.
Para maiores informações acesse o site o www.mzufba.ufba.br.
Daniel Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário