quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Nome: Adam Luis Minho Molinari



Idade: 24 Ano de Conclusão: 2008
Atividade atual: consultor ambiental e de biotecnologia
Vínculo: pesquisador bolsista do CNPq na UFBA e consultor autônomo.
Atuação anterior: analista tecnológico no SENAI (3 meses) – biomonitoramento – análise de fitoplancton em rios no estado da Bahia

O que levou a atuar nessas áreas?:
- Me interessei pela área pela amplitude das ações que contemplam muitos dos conhecimentos da formação de biólogo, desde o conhecimento dos organismos até a legislação ambiental, passando pela genética, evolução, etc.
Em que momento esse interesse apareceu?
- Ainda durante o curso, atuei em projetos de biomonitoramento, inicialmente apenas usando a ferramenta da estatística. Eu analisava dados sem conhecer os organismos e isso me instigou a participar também nos trabalho de campo. Esse contato direto foi uma maneira de desvendar o mundo misterioso que foi se descobrindo.
O quanto a estatística é útil no seu trabalho? E o quanto é importante na formação do biólogo, de modo geral?
Pode-se dizer que ela é a base de um bom trabalho. Hoje não exercito nenhum trabalho sem um planejamento estatístico prévio, seja em biomonitoramento ou em biotecnologia. E, de certa forma, também facilita o entendimento que se terá do próprio trabalho. A estatística é útil de todos os campos da Biologia, principalmente se envolvem análise de grande número de variáveis.
Para estudantes com interesse em atuar na área de consultoria, o que é necessário?
Há a necessidade de alguma especialização e se tornar conhecido entre os profissionais da área. É preciso estabelecer contatos. É importante lembrar que para atuar é necessário fazer a inscrição no CRBio.
A que tipo de especialização você se refere?
Falo da experiência prática adquirida, mesmo durante a graduação. É possível também buscar alguma especialização formal. Existem cursos de especialização lato ou stricto senso como o curso de auditor ambiental e de certificação ISO. Ou ainda, cursos em áreas mais aplicadas como estatística, curso de amostragem, identificação de organismos, georreferenciamento, direito ambiental. Dependendo do tipo de consultoria realizada, cursos com desses campos são os mais procurados.
Na Bahia existem esses cursos?
Existem cursos de direito ambiental, georrefenciamento e amostragem (para alguns casos aplicados). Em estatística e identificação de organismos não existem cursos que atendam essa especialização específica.
Que outros conselhos você daria aos estudantes com interesse nessas áreas?
Procure ser o melhor no que você faz e procure ser humilde para aprender com as críticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário