quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O desafio de manter a tradição.

  Diante da ameaça de romper a continuidade de um evento tradicional e característico do Instituto de Biologia, o diretor Professor Jorge da Silva lançou uma proposta desafiadora a Lázaro Benedito e a Moema Bellintani. Os docentes foram convidados a liderarem uma comissão mista para organizar a Sembio, em tempo recorde. Resolvemos entrevistar alguns componentes dessa nova comissão para podermos saber o que os motivaram a participar da organização, quais tem sido os problemas enfrentados, quais estratégias a comissão tem lançado mão, quais as expectativas perante o evento e quais são os atrativos destaques na Semana.
A notícia da falta de organizadores para a Sembio alarmou o Instituto e motivou a nova comissão a “arregaçar as mangas”. “A ameaça de não acontecer a SEMBIO me estimulou a tomar frente mesmo quando as opiniões eram contrárias” (Rosane Santos - Infraestrutura). Nazaré Marchi, também da comissão de infraestrutura relata que “mesmo sem experiência resolvi abraçar a causa para não deixar a Sembio sucumbir”. Gilcimar Queiroz, ex-monitor de duas Semanas e atual componente da comissão de transportes e hospedagem, destaca a possibilidade de estabelecer um contato mais íntimo com professores e com profissionais de outras instituições. Para Lázaro, responsável pela coordenação geral e secretaria, a maior motivação é poder contribuir com a formação dos estudantes e com a divulgação do Instituto. “É uma oportunidade de apresentar aos estudantes de biologia a diversidade do conhecimento, além da sala de aula”. Moema Bellintani (coordenação geral, tesouraria e comissão científica) destaca a vantagem da comissão ser um grupo misto de professores e alunos, argumentando que os prós se complementam.
Dentre as dificuldades encontradas pelos organizadores, todas têm a disponibilidade curta de tempo como causa central. Com tempo curto para desenvolver, o trabalho tem sido intensivo, comenta Lázaro. “Não tivemos tempo de submeter o projeto às entidades de fomento, mesmo assim conseguimos patrocínio da CETREL e apoio do CF-BIO” acrescenta o docente.
Gilcimar destaca a não disponibilidade integral, de um carro cedido pela prefeitura de campus durante a Sembio como a principal dificuldade encontrada pela comissão que integra – o que tem sido realidade nas Semanas anteriores, segundo Eduardo, ex-integrante da comissão do evento.
As expectativas são bastante otimistas e o número de inscrito é animador. Segundo Sheila Resende (ex-aluna e atual Docente) da comissão de monitoria e tesouraria, apesar de menor, o evento será organizado.Lázaro adianta que essa Sembio deixará frutos positivos no Instituto e espera “despertar os estudantes, principalmente os mais novos, para um caminho a seguir na profissão”.
Os destaques da Semana deste ano serão a valorização da produção regional, a fusão com a Semana dos Polinizadores e a reciclagem como temática de palestras e atividades práticas. Questões atuais e importantes no cenário da biologia moderna são lembradas por Lázaro, que também destaca dois nomes de fora: Dr. Cláudio Sérgio Lisi (UFSE) e Dr. Luiz Henrique Rosa (UFOP) .
Eduardo alerta para a necessidade da comunidade estudantil de se envolver com a mobilização e organização da Sembio, com o intuito de manter vivo e renovado esse evento tão significativo.
Kathleen Deegan

Nenhum comentário:

Postar um comentário