domingo, 20 de setembro de 2009

As galinhas coloridas de Xique-xique.

Os causos de Arobed.



A história que eu vou contar aqui é pura verdade. Ela merma. Nua e crua. Do jeitcho que veio ao mundo. A verdade. Pois bem, a história que eu vou contar hoje foi o dia que eu, mais Curisco, mais Dadá nos perdemo nesse sertão veredas. Saimo de Xique-xique pra desembocar em Lençois. Causa de quê, tinha um diacho de uma onça lá que comeu as galinha tudo. Então, Horácio de Matos encomendou uma galinha colorida de Xique-xique pra matar a onça.
EITCHA AROBED! Mas como é que galinha vai matar onça?
Agora! Mas num tá vendo que as bicha é colorida. Essas bicha né normal, não, cabra! Essas galinha só dá em Xique-xique. E depois que deu, não dá mais. Pois é, só bota ovo uma vez. E pra do ovo nascer outra galinha, tem que chocar na fonte do Rio que Cai, lá em Xique-xique. Os pintinho parece uns girinozinho. É os único pinto que nasce nadando. Nem piu-piu faz, nem nada. Se choca em outro lugar, sai o vento, mais nada. Pois então, essa galinha tem um cuspe que come carne viva de bicho de carne. Assim que nem eu, tu e a onça. E transportar essas bicha é um pirigo! Já perdemo dois jegue e um cavalo causa do cuspe dessa bicha. Pra transportar essas galinha, tem que colocar elas de cabeça pra baixo num balaio todo coberto, pra elas pensar que é noite e dormir. Pois então, Curisco arrumou as galinha, eu os balaio e Dadá os jegue. Arrumamo tudo e subimo serra. Fomo nóis mais 30 galinha de Xique-xique à Lençois. O dia ainda querendo insolar, céu limpinho, sem nuvi e o jabazinho no borço. Tudo tava mutcho bem. Até que, lá na altura do Riacho das Pedrinha, nóis encostamo pra almoçar e descansar. Foi aí que a jiripoca piou. Quando Curisco assentou o balaio no chão, pra mô do jeguinho descansar tombém, sai duas galinha avoando do balaio. “Valei-me minha Nossa Senhora!”. “Pega as galinha, Curisco!”. “Eu não! Pega tu! Vai que me cospe!”. “Tu não é macho não, homem?”. “Contra cuspe de galinha colorida, não tem macho certo!”. E lá se vai, eu mais Dadá, buscar essas galinha. Depois de mais ou menos uma hora de caça, lá vem Curisco com os jegue. “O céu tá nuvinoso. Vai chover.”. “Tu veio aqui só pra dizer isso, foi?”. “Foi”. “Tu se lembra onde a gente tava?”. “Não.”. “Nos perdemo, foi?”. ”Foi.”. “Lenhou-se!”. Pois que passamo 30 dias e 30 noites correndo esse sertão vereda pra cima e pra baixo, buscando as galinha, sem comer e sem beber. Na 29ª noite, eis que eu, mais Curisco, mais Dadá avista duas galinha colorida mais uma onça, dormindo juntinho, mermo que marido e mulé. Eitcha que foi uma euforia só! Sai os três correndo, no pique, até que o espírito de Padin Pade Ciço aparece na nossa frente. “Valei-me minha Nossa Senhora!”. “Oxente! Padin Pade Ciço?”. “Eu mesmo!”. “Ô meu Padin, nóis morreu, foi?”. “Que eu saiba, não. Mas é bom dá uma checada. Enfim, eu não vim para dizer se vocês estão vivos ou mortos. Eu vim aqui para vocês deixarem as galinhas e a onça em paz.”. “Essa é a onça que Horácio quer matar?”. “É sim. Mas ela já não faz mal. Na verdade, nunca fez.”. “Mas o quê que a gente vai dizer pra Horácio de Matos?”. “Diga ‘Oi’.”. “Vixi Maria! Tá bom, então.”. No dia seguinte, a gente chega em Lençois. Horácio de matos chega, óia e fica quieto. “Oi.”. “Ô meu Padin Pade Ciço!”. Não é que o Padin Pade Ciço entrou no sonho do cabra e mandou ele dá uma festa pra as duas muié e o homem que iam chegar de manhã dizendo “Oi.”! Pois então, não precisamo matar nenhuma onça, nem nada. As outras galinhas, nóis sortó na 29ª noite, pra as bichinha viver. Dizem que essas galinha fundaram uma sociedade delas mais as onça e que exportam artesanato pras Oropa. Graças a Padin Pade Ciço! Fim.

Autor: Debora Santedicola.
Complemento de Sim_Biose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário